O Luz Para Todos fornece energia elétrica à população de meio rural brasileiro que não tem acesso a esse serviço público. Com este programa, a economia baiana foi aquecida com mais de 8 mil empregos diretos gerados nas empresas prestadoras de serviços, contribuindo para o incremento da qualidade de vida da população.
O Programa Luz para Todos foi criado pelo Decreto n. 4.873, de 11 de novembro de 2003, destinado a propiciar, até o ano de 2008, o atendimento em energia elétrica à parcela da população do meio rural brasileiro que ainda não tem acesso a esse serviço público. O programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia- MME e operacionalizado com a participação das Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobrás e das empresas que compõem o sistema Eletrobrás. Através do Decreto n. 6.442 de 25 de abril de 2008, o Governo Federal prorrogou o prazo de vigência do Programa Luz para Todos para o final de 2010.
O Programa Luz para Todos destina-se ao atendimento da população residente no meio rural, com prioridade para as cidades com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) inferior à média do Estado e localidades com atendimento energético inferior a 50%. A Bahia é o estado que possui a maior população rural do país
Para levar energia às mais distantes localidades do interior, a Coelba instalou uma rede com extensão superior a 43 mil km e mais de 613 mil postes. Com este movimento, a economia baiana foi aquecida com oito mil empregos diretos gerados nas empresas prestadoras de serviços para a Coelba, além da abertura de 1,8 mil vagas nas 12 fábricas de postes reativadas.
É importante ressaltar que todo esse trabalho vem sendo executado pela Coelba de maneira totalmente responsável ambiental e socialmente. Das cerca de 45 mil obras concluídas do Programa Luz para Todos, apenas 400 precisaram de estudos ambientais, ou seja, menos de 1% das operações. Isto significa que 99% das obras, através da correta escolha de traçados, beirando estradas, desviando de vegetação nativa, puderam ser construídas sem supressão da flora local. Este é um dos maiores desafios da distribuidora: garantir uma Produção Mais Limpa.
A Augusto Sampaio Representações operacionaliza soluções completas para as empresas que representamos.